A utilização de nitrogênio na calibragem de pneus, por ser um gás inerte e sem umidade, evita a ferrugem e deterioração das cintas de aço da banda de rodagem e carcaça. Da mesma forma, impede o apodrecimento da borracha interna dos pneus, câmaras e válvulas. Com o nitrogênio, a pressão do pneu é sempre constante, independente da temperatura ambiente, assegurando economia de combustível. Proporciona desgaste uniforme da banda de rodagem, aumentando em até 20% a quilometragem total do pneu e também permite um maior número de recapagens por carcaça. O período entre calibragens dos pneus passará de 7 para até 60 dias.

O equipamento pode ser utilizado por postos de combustíveis, empresas de transporte de cargas e lojas de pneus de uso automotivo e agrícola.

A utilização do Nitropneu permite a independência do fornecimento externo, reduzindo significativamente o custo. Além de ser projetado para permitir fácil instalação, requer espaço físico reduzido e obras civis simplificadas.

No processo de funcionamento, o ar sai do compressor, passa pela bateria de filtros coalescentes onde são retirados água, óleo e pequenas partículas (poeira) e segue para o separador. Através de processo de adsorção (P.S.A), é realizada a separação do nitrogênio dos demais gases presentes na atmosfera. Após a separação, o nitrogênio é armazenado em um reservatório e o restante dos gases são devolvidos para a atmosfera.

O grau de pureza no Nitrogênio pode ser de até 98% e ponto de orvalho de até -40ºC.

Composição do equipamento:

  • Adsorvedor de nitrogênio P.S.A
  • Reservatório de nitrogênio.

Vantagens do Nitropneu JANUS & PERGHER:

  • Partida e parada programadas
  • Funcionamento totalmente automatizado
  • Rápido retorno sobre investimento
  • Baixo custo de operação e manutenção
  • Fácil instalação e manutenção
  • Fabricação nacional
  • Treinamento de pessoal do cliente para manutenção (opcional)
  • Garantia de 01 ano e assistência técnica em todo o país