Portugal se destaca hoje como um modelo de eficiência em termos de planejamento, organização e regulação dos serviços de gestão de resíduos sólidos, tanto urbanos quanto industriais, sendo uma referência em nível mundial. Nesse sentido, com o objetivo de criar uma ponte de interação de conhecimento e experiência entre o país lusitano e o Brasil, a Lavoro Consulting promoverá o evento “Visitas Técnicas à Portugal: Gerenciamento e Valorização de Resíduos”, em duas edições (05 a 09/12/2016 e de 29/01 a 03/02/2017), por meio de uma comitiva de brasileiros constituída por profissionais e gestores públicos do setor.
Nessas ocasiões, a comitiva brasileira percorrerá algumas importantes cidades portuguesas, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer detalhadamente a forma de funcionamento de instalações específicas de Gerenciamento e Valorização de Resíduos existentes em Portugal com toda a aplicabilidade prática, funcional, tecnológica e gestora para o Brasil.
Serão apresentadas no conjunto das Visitas Técnicas exemplos do melhor que se faz em Portugal em matéria de Aproveitamento de Biogás, Incineração com geração de energia, Triagem Mecanizada, Compostagem, Valorização Orgânica, Combustíveis Derivados de Resíduos, Tratamento de Lixiviados, Gerenciamento de Resíduos Perigosos e Reciclagem de Eletroeletrônicos e Sucatas. Esses encontros serão precedidos de um Workshop sobre a evolução e organização do modelo português de gestão de resíduos, bem como a gestão e financiamento da logística reversa, da reciclagem e dos fluxos específicos.
O objetivo é conhecer in loco a evolução, a estrutura, o modelo de negócio, a experiência, o licenciamento, a modelagem tarifaria e de financiamento e a regulação da gestão de resíduos em Portugal e ainda visitar algumas instalações e infraestruturas de valorização de resíduos, tais como:
- Central de Valorização Energética;
- Unidade de Triagem Mecanizada TM (coleta seletiva) 3;
- Unidade de Tratamento Mecânico Biológico TMB (coleta indiferenciada);
- Centrais de Valorização Orgânica (digestão anaeróbica, compostagem e biometanização);
- Aterro Sanitário com valorização de escórias e de biogás;
- Estação de tratamento de chorume por Osmose Inversa;
- Unidade de reciclagem e valorização de sucatas e de resíduos eletroeletrônicos;
- Unidade de recebimento, tratamento, valorização e destino final de resíduos industriais perigosos (classe 1);
- Unidade de produção de Combustível Derivado de Resíduos CDR;
- Empresas municipais do ambiente, limpeza urbana e gestão do território;
Cada instalação será analisada e observada com o maior por menor e acompanhamento técnico do mais alto nível pelos responsáveis de cada uma das instalações. Para cada Visita Técnica está prevista a seguinte estrutura: Apresentação, Visita às Instalações, Debate.
Mais informações: 021 25075712 e walterplacido.lavoro@gmail.com
Fonte: Ibahia