Exatamente 153 unidades gerando – no Brasil – energia elétrica, térmica ou biocombustível por meio do biogás, produzido através da transformação de dejetos de animais, resíduos agrícolas, lixo e esgoto das cidades. Juntas, elas poderiam gerar 1.693 MWh/dia, o suficiente para abastecer o consumo de todas as residências de grandes cidades como Santo André ou Ribeirão Preto, em São Paulo. Ou ainda produzir biometano (um gás renovável, substituto do gás natural de fonte fóssil) para percorrer de carro quase onze milhões de quilômetros, o que equivale a 271 voltas no planeta Terra.
Esse é o retrato revelado por uma ferramenta – inédita – criada pelo CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis) em parceria com o CIH (Centro Internacional de Hidroinformática) e com apoio do PROBIOGÁS (Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil). A ferramenta está disponível no site www.cibiogas.org, no link BiogasMap, e retrata a importância do biogás, principalmente, em regiões como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
No BiogasMap, nome dado à ferramenta, pode-se encontrar informações sobre as unidades de produção existentes, qual a matéria-prima utilizada e como o biogás é aproveitado (energia elétrica, térmica ou biocombustível). “Essa iniciativa surgiu da necessidade de disponibilizar dados sobre o setor de biogás de forma colaborativa, imparcial e transparente, fortalecendo e incentivando o uso dessa fonte renovável de energia”, afirma o diretor-presidente do CIBiogás, Rodrigo Regis de Almeida Galvão.
A intenção é que a ferramenta seja atualizada anualmente. Todo o levantamento inicial foi feito por meio de um sistema de cadastramento e verificação. “Desejamos, em breve, ampliar ainda mais o BiogasMap, disponibilizando também quais as tecnologias disponíveis para a implantação do biogás, projetos de Pesquisas e Desenvolvimento, linhas de financiamento, regulamentação, consultores e fornecedores”, afirma Rodrigo.
A ferramenta foi lançada no II Fórum da Indústria do Biogás, na última semana, em São Paulo.
Biogás para o Brasil
Ao transformar dejetos de animais, resíduos agrícolas e urbanos em energia, o biogás torna-se um importante aliado econômico e ambiental, principalmente, do agronegócio brasileiro.
Ao gerar energia, o proprietário rural pode diminuir grande parte de seus custos – que vêm do consumo energético – e ainda obter uma renda extra, já que ele pode fornecer energia elétrica para a rede de distribuição e ainda ganhar créditos em sua conta de luz.
Ainda há benefícios ao meio ambiente, pelo fato desse sistema de geração de energia reaproveitar resíduos que poderiam ir parar em rios e nascentes.
Fontes: SETOR ENERGÉTICO, CIBIOGÁS