No recente Salão do Automóvel de Tóquio não foram apenas modelos autônomos e futurísticos que roubaram a cena. O governo japonês se empenha em disseminar a ideia da era do hidrogênio e nada como os carros para dar partida a essa aposta. Esse elemento químico é o mais abundante do universo e está presente na água (H2O), que representa 70% da Terra.
Para obter hidrogênio a partir da água é preciso eletricidade em grande escala. Se esta vier de fontes fósseis ou não renováveis – como na maior parte do mundo – o balanço final é negativo em termos de emissões de CO2 e do temido efeito estufa. Mas existe a alternativa de extrair o gás necessário de uma fonte renovável: O biogás.
A pilha a hidrogênio para gerar eletricidade a bordo seria uma boa solução para carros elétricos, pois emite apenas vapor d’água. Permite tempo de abastecimento e autonomia semelhantes aos combustíveis líquidos, ocupa menos espaço e é mais leve e fácil de reciclar.
Incentivada pelo governo do Japão, a Toyota desistiu de esperar pela evolução das baterias. Em 2015 passou a fabricar em pequena série e vender apenas no seu país o Mirai. A produção, de 700 unidades no primeiro ano, subirá para 3 mil em 2017, contando com exportações para EUA e Europa. Até os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, o fabricante esperar ver 12 mil carros circulando no Japão e 30 mil no mundo.
Outra empresa que anunciou tecnologia semelhante foi a Honda que aproveitou o Salão de Tóquio para apresentar a versão definitiva do seu elétrico com pilha a hidrogênio, o Clarity.
Este modelo, do mesmo porte do Mirai, porém mais elegante, tem autonomia de 700 quilômetros, superior à do rival. O conjunto pilha e motor elétrico ocupa volume um terço menor que no Mirai, equivalente a um motor V-6 convencional. Isso permitiu colocá-lo sob o capô e liberou espaço no carro para cinco passageiros e porta-malas mais amplo. A Honda desenvolveu também um container transportável para produzir hidrogênio e um conversor para o Clarity fornecer energia elétrica em casos de emergência.
Fonte: Automotive Business