A Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e o Exército Brasileiro dão início, em Brasília (DF), nesta terça-feira (26), ao projeto-piloto de segurança energética – módulo 1 de Armazenamento de Energia. A parceria inclui um sistema de geração e armazenamento de energia solar, baterias, um veículo elétrico e um eletroposto.
O projeto contribui para os avanços dos estudos de utilização de fontes alternativas renováveis de energia limpa e de indicativos sobre mobilidade urbana.
A próxima etapa dessa parceria prevê instalar, futuramente, em um Pelotão Especial de Fronteira (PEF) do Estado do Pará, em uma comunidade isolada da Amazônia, uma versão industrial do Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia (IESS, na sigla em inglês), desenvolvido dentro do Programa Veículo Elétrico (VE).
A ideia é melhorar a disponibilidade de energia elétrica para a comunidade daquela região, utilizando os raios solares, uma fonte limpa e renovável. A mesma solução poderá ser replicada em outros pontos isolados da extensa área de fronteira do País e que também não são atendidos pelo sistema interligado nacional (SIN).
Mais informações: Setor Energético