Cada vez mais necessitamos reduzir os custos nas operações industriais e para isso participamos de grupos de trabalho, lançando ideias para tornarmos cada vez mais competitivos no mercado.
Há diversos pontos a serem analisados pelos gestores, conforme abaixo.
PRIMEIRA DICA
Utilizar programas 5S, ou seja, programas de melhoria de produtividade através da redução e racionalização de operações fabris e redução de custos junto a fornecedores.
SEGUNDA DICA
As reduções podem ser alcançadas buscando alternativas em situações menos evidentes no nosso dia a dia, como por exemplo, a redução de custos com a contratação de seguros para frotas de veículos, visto o baixo índice de sinistros.
TERCEIRA DICA
Há modificações que podem ser feitas diretamente na forma como os processos industriais ocorrem, como por exemplo, processos que utilizam Nitrogênio gasoso, uma alternativa eficiente é a geração própria ou “on-site”, que permite uma redução de custos efetiva e permanente, além de eliminar contratos de longa duração com fornecedores de gás.
QUARTA DICA
E para finalizar as dicas, podemos reduzir os custos com relação a insumos de produção, o mais comum é buscarmos fornecedores alternativos para obter melhores preços e vantagem competitiva frente ao mercado, mas também é possível reavaliar os insumos empregados e verificar se há a possibilidade de utilizar insumos com custos menores, como por exemplo, optar por insumos nacionais ao invés de importados para não depender das oscilações do dólar ou euro.
Como é possível perceber, vale a pena fazer uma reavaliação sobre os custos envolvidos em todas as etapas da cadeia produtiva, pois serão encontrados gargalos ou até mesmo novas formas de operar os processos de maneira mais econômica e viável.