Atualmente, uma das grandes preocupações dos hospitais é conciliar os atrasos nos repasses governamentais e o recebimento dos planos de saúde, com as despesas diárias e as necessidades de investimentos que são fundamentais para qualquer hospital, seja para manter seu nível de atendimento ou para melhorá-lo com a aquisição de equipamentos para ampliação das especialidades.
Desta forma, há diversos pontos a serem analisados pelos gestores, conforme descrevemos abaixo.
- Procure entrar em contato com outros hospitais para que possam fazer compras de insumos em conjunto e, assim, tenham um poder de barganha maior junto aos fornecedores. Dependendo, pode-se criar até uma unidade de compras centralizada e cada hospital busca seu material, reduzindo também, custos de logística.
- Fazer acordos de permuta com alguns fornecedores, como por exemplo, o hospital prestar serviços, como consultas, exames, atendimentos médicos especializados e internações aos funcionários dos fornecedores em troca de materiais e equipamentos que o hospital utiliza. Isso pode valer para qualquer tipo de material e equipamentos que o hospital tenha demanda, desde que respeitadas as normativas legais.
- Outra situação onde é possível economizar, é optar pela geração própria de oxigênio, também conhecida como “geração on-site” onde o hospital gera o oxigênio consumido a um custo muito mais baixo do que o comprado das companhias de gás. Uma outra vantagem da geração própria, é a liberação do hospital dos contratos junto aos fornecedores de gás e todos os controles que os mesmos impõem. Além disso, a geração on-site permite que se tenha uma central de enchimento de cilindros para atendimento da demanda em situações de emergência, ou até fornecer para locais onde a demanda é menor e não justificaria fazer um investimento (ex. ambulâncias, SAMU, pequenas clínicas, entre outros).
- E como última dica, podemos sugerir que sejam feitas campanhas de conscientização sobre a necessidade e a relevância dos serviços prestados pelo hospital e que a comunidade se una a causa e auxilie a buscar recursos de qualquer natureza.
Se você tiver mais sugestões para aumentar o lucro nos hospitais, compartilhe conosco nos comentários abaixo.