Uma a cada oito mortes no mundo é causada pela exposição ao ar poluído, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Só em 2012, cerca de 7 milhões de pessoas morreram devido à poluição atmosférica, duas vezes mais do que as estimativas anteriores. De acordo com a agência da ONU, esta é a principal causa ambiental de riscos à saúde.
Ao pensar em dados preocupantes como esses, o designer Daan Roosegaarde criou o protótipo de um purificador de ar que deverá ser construído em setembro na cidade de Roterdã (Holanda). Desenhado em forma de torre, o aparelho de 6,5 metros será o maior purificador de ar do mundo.
Por meio da tecnologia iônica, o aparelho batizado de Smog Free Project, deverá sugar o ar poluído, purificá-lo e devolvê-lo limpo.
A torre purificadora conta com a colaboração da companhia ENS Europe e do professor Bob Ursem, da Universidade Técnica de Delft, e teve um financiamento de 165 milhões de euros. A ideia é levar o purificador para outras cidades posteriormente, como Pequim (China) e Cidade do México.
Roosegaarde acredita que a torre não traz apenas inovação tecnológica, mas social também. Ele pretende concluir o projeto e, em seguida, lançar uma coleção de joias que contenha partículas de ar contaminado. “Todo o meu trabalho começa na arte. Quero colaborar com as pessoas. Criar uma paisagem inteligente do futuro”, explica o designer ao portal El Mundo.
Fonte: Ecycle