Da Agência Ambiente Energia – A Secretaria de Minas e Energia e a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) devem apresentar aos gaúchos, durante a Expointer 2016, que acontece de 27/08 a 04/09, o Atlas das Biomassas, desenvolvido em parceria com a Universidade Integrada do Vale do Taquari (Univates).
A publicação aponta os resíduos mais propícios à produção do biogás, os polos potenciais para a geração de bioetanol e de biogás e os locais em que as matérias-primas se encontram.
O Rio Grande do Sul é apontado como um dos Estados pioneiros na produção e fomento para geração de biometano e biogás. Com a entrada em vigor a Lei 14.864/2016, que incentiva a fabricação de biometano no Estado, por meio do Programa Gaúcho de Incentivo à Geração e Utilização de Biometano a produção poderá ser descentralizada para a geração de combustível, tornando o biometano mais competitivo e atrativo.
A nova legislação possibilita a criação de linhas de crédito especial, inclusive com subsídios, para a geração de biometano e concede tratamento tributário diferenciado.
Outra iniciativa que visa incentivar investimentos na área de energia renovável é o decreto estadual que entrou em vigor em 1º de junho deste ano. A medida isentou a cobranças de impostos para pequenas centrais geradoras de energias limpas renováveis – unidades eólicas e de biomassa – e que estiverem interligadas à rede de distribuição por meio de instalação na própria unidade consumidora.
Fonte: Ambiente Energia
Foto: Crédito: Karine Viana/Palácio Piratini