Da Agência Ambiente Energia – A Companhia Básica do Estado de São Paulo (Sabesp) lançou um edital para o desenvolvimento de um sistema que transformará o lodo acumulado nas estações de esgoto em energia, através do biogás.
Por ser uma mistura de substâncias que possuem minerais, colóides e material orgânico decomposto, a proposta visa aproveitar o que há de melhor no lodo, para assim, diminuir os custos e os impactos ambientais, gerando uma energia mais limpa, em forma de resposta à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Através da biodigestão o lodo é convertido em lodo seco, conservando os digestores da companhia juntamente com o aproveitamento do biogás excessivo para produção de energia elétrica.
O projeto vai ser construído, por enquanto, apenas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, por meio de um contrato de concessão de 30 anos, onde serão ministradas 500 toneladas de lodo por dia. A Sabesp vai entrar com o lodo e o biogás gerados na ETE e a empresa escolhida vai entrar com a tecnologia para gerar energia limpa térmica e elétrica.
Segundo a Sabesp os resíduos acumulados durante o processo serão de total responsabilidade da empresa que vencer o edital, prevendo que nos primeiros cinco anos de concessão deverão ser gerados 5 megawatts de energia e 10 megawatts no sexto ano. Essa quantidade de energia é suficiente para abastecer de 60% a 75% o consumo de energia.
Fonte: Ambiente Energia