A FPT Industrial aproveita o IAA 2016, Salão Internacional do Transporte, que acontece em Hannover, na Alemanha, para lançar o motor Cursor 9 GNV (gás natural veicular) e destinado aos mercados da América Latina. Segundo a empresa, é o primeiro motor movido a combustível alternativo para o segmento pesado e que pode ser acoplado a um câmbio automatizado.
O presidente da FPT Industrial na América Latina, Marco Aurélio Rangel, destaca que a região latino-americana tem um grande potencial para receber a nova tecnologia e o executivo revela que a empresa estuda a possibilidade de produzir o novo motor em sua fábrica argentina, base exportadora para todo o continente. “Temos mercados ideais para esta tecnologia, principalmente países como Peru, Chile, Colômbia e Argentina”, ressalta.
Com capacidade para funcionar com GNV, biometano ou GLP (gás liquefeito de petróleo), o consumo de combustível é mais reduzido graças a seu novo processo de combustão, mais estável e que se adapta melhor a diferentes níveis de qualidade de gás. Além disso, é cinco decibéis mais silencioso que motores equivalentes com tecnologias anteriores.
O propulsor tem equivalência em potência e torque quando comparado com sua versão a diesel, enquanto as emissões de CO2 de veículos movidos a gás natural são significativamente menores. Indicado para aplicações pesadas, coleta de lixo, transporte municipal e intermunicipal, com baixa emissão de CO2, o novo motor GNV pode ser instalado em todos os tipos de configuração de tração de caminhões pesados 4×2, 6×2 e 8×2 ou em ônibus urbanos convencionais e BRT’s.
Dispensa o uso do componente EGR para recirculação de gases de escape e do SCR, para redução catalítica seletiva. No entanto, utiliza um catalisador simples de três vias localizado na extremidade do tubo de escape com uma estrutura integrada revestida por metais preciosos. Além disso, o Cursor 9 GNV possui novos injetores de combustível multiponto que permitem uma taxa de fluxo superior às versões anteriores.
A FPT trabalha com motores movidos a GNV há 25 anos, atingindo neste ano a marca de 30 mil unidades vendidas ao longo deste período. Seu portfólio para operações com o combustível alternativo inclui os motores F1C, N60, Cursor 8 e Cursor 9, com potências que vão de 136 a 400 cv, todos aplicáveis em veículos comerciais leves, caminhões médios, semipesados e pesados, além de ônibus urbanos e em máquinas agrícolas.
Fonte: Automotive Business