Em sua terceira conferência anual, o Conselho Americano de Biogás (American Biogas Council – ABC) premiou 12 projetos que se destacaram pela sua liderança e inovação no setor do biogás. A premiação ocorreu durante o evento BioCycle REFOR15 Conference and Expo, e as categorias dos prêmios foram Inovação do Ano, Projeto do Ano e Novas Visões (Outside-the-Box). Os vencedores de cada categoria são apresentados a seguir:
Vencedores da categoria Projeto do Ano:
Projeto Green Cow Power (Goshen, Indiana, EUA): a partir dos dejetos bovinos de 5 ordenhas gera mais de 3 MW de eletricidade, calor, biofertilizante líquido e material sólido para cochos bovinos.
Projeto Wooster Renewable Energy (Wooster, Ohio, EUA): realiza a codigestão de biosólidos, gorduras e restos de alimentos em um volume 5 vezes maior que a capacidade original do sistema da cidade, gerando eletricidade excedente e também calor e biofertilizante.
Projeto The City of Gresham’s Cogen Expansion and FOG Receiving Station (Gresham, Oregon, EUA): realiza a codigestão de gorduras e restos de alimentos para gerar 800 kW de eletricidade e calor, assim como biofertilizante, para tornar auto-suficiente a estação de tratamento de água da cidade de capacidade de 10 t/dia. O projeto se destaca também no campo financeiro por utilizar uma ampla variedade de ferramentas tais como Renewable energy Certificates (RECs), fundos públicos, entre outros.
Projeto Hometown BioEnergy (Le Sueur, Minnesota, EUA): realiza a codigestão de dejetos animais, silagem de milho e gorduras para gerar 8 MW de eletricidade, calor, biofertilizante líquido e sólido e combustível sólido. O tamanho do biodigestor e do sistema de armazenamento de gás destacam o projeto.
Projeto Rosendale Biodigester (Pickett, Winsconsin, EUA): realiza a digestão de dejetos animais da maior ordenha de Winsconsin para gerar eletricidade, calor, biofertilizante líquido e biocomposto sólido em pelotas para correção de solo. A instalação funciona também como um centro de ensino e desenvolvimento de técnicos, cientistas, engenheiros e agricultores.
Projeto UC Davis Renewable Energy Anaerobic Digester (READ) (Davis, California, EUA): realiza a codigestão de dejetos animais e 50 t/d de restos de alimentos para gerar biofertilizante líquido e biogás, que misturado com gás de aterro é utilizado em microturbinas para gerar e fornecer eletricidade para o projeto West Village da UCD.
Projeto Forest County Potawatomi Community’s Renewable Generation Biogas Facility (Milwaukee, Winsconsin, EUA): realiza a codigestão de restos de alimentos de um cassino local, mercearias, dejetos animais de ordenhas, resíduos de indústrias de carne e de bebidas e ainda subprodutos da fabricação de farmacêuticos e metanol. Gera 2 MW de eletricidade, calor e biofertilizante. Esta planta destaca-se devido à operação do complexo sistema, que apresentou resultados 2 vezes maiores do que as expectativas.
Projeto Blue Line Biogenic CNG Facility: realiza a codigestão seca de resíduos de jardinagem e alimentícios de instalações residenciais e comerciais para gerar a quantidade de gás natural renovável (Biometano) equivalente a 120.000 galões de diesel por ano, alimentando veículos automotivos e gerando biofertilizante sólido certificado. Cada veículo de coleta de resíduos coleta material orgânico suficiente para se auto-suprir energeticamente. A integração da digestão seca e com a utilização de gás veicular renovável destacam o projeto.
Vencedores da categoria Inovação do Ano:
MagicDirt Premium Potting Soil: biofertilizante comercial sustentável obtido a partir da digestão de fibras, sendo comercializado nas maiores redes varejistas como Walmart.
Phosphorus Recovery System: sistema móvel e versátil de remoção de fósforo de resíduos orgânicos em até 99%, evitando sua infiltração em corpos de água e possibilitando o seu reaproveitamento para condicionamento de solo.
Phosphorus Recovery technology: sistema de remoção/recuperação de fósforo e nitrogênio de matéria orgânica. O sistema provou operar em escala real e com custos muito baixos, possibilitando a remoção de 95% de fósforo e 50% de nitrogênio do material digerido dos reatores.
Vencedor da categoria Novas Visões (Outside-the-Box):
AirCarbon Greenhouse to Plastic Technology: inovou o setor ao desenvolver uma tecnologia que transforma uma mistura de biogás e ar em um polímero com ampla aplicação industrial.
Fonte: Methanum, American Biogas Council