A Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás) promoveu na última semana um debate de alto nível sobre o uso o biometano como fonte de combustível em veículos pesados.
O seminário abordou os usos múltiplos do biometano no transporte pesado. Segundo o presidente da Abiogás, Cícero Bley Jr, a discussão sobre o uso do biogás e biometano ainda precisa avançar no Brasil por ser um país favorável à produção.
“Convidamos as maiores autoridades do Brasil para o debate. No meio urbano, o biometano pode ser usado em frotas para logísticas específicas como coleta de lixo, distribuição de concreto e transportes coletivos. No meio rural, o biometano além de ser produzido com dejetos animais, pode ser aplicado nas logísticas de produção”. Para Bley, o estímulo ao uso do biometano nestas logísticas traria imensos benefícios econômicos aos produtores, que reduziriam seus custos ao país e reduziria a importação do diesel. Soma-se ainda a vantagem ambiental com cerca de 85% a menos de emissões de gases do efeito estufa no ar, que o diesel provoca.
Mais informações: Setor Energético