Um ônibus a gás, desenvolvido e testado pela Scania, entrará em teste no sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife. É o primeiro ônibus nacional movido a Gás Natural Veicular (GNV) e biometano, já testado e com bons resultados em São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Inicialmente, a linha que receberá o veículo será a Circular (Prefeitura/Cabugá). Diferentemente do passado, quando o teste de ônibus a gás foi um fracasso, agora, a promessa é de bom desempenho e, principalmente, de solução mais sustentável para a mobilidade urbana. O modelo nacional, segundo os desenvolvedores, tem autonomia para rodar 450 quilômetros, o que daria, em média, dois dias de operação sem necessidade de abastecimento.
O veículo será apresentado nesta terça-feira (18/10) e deverá entrar em operação na quarta-feira. Para os passageiros do sistema, além do fato de estar num ônibus que polui menos, as vantagens são o conforto do veículo. Por ser movido a gás, apresenta baixos níveis de ruído, beneficiando usuários e motoristas. O ônibus que será testado tem 15 metros e capacidade para até 130 passageiros. É um padron, com motor traseiro e piso baixo, ar condicionado, janelas amplas e câmbio automático. Não haverá qualquer custo adicional para o sistema ou o passageiro, já que a operação teste está sendo viabilizada numa parceria entre a Scania, a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), a Empresa Metropolitana e o Grande Recife Consórcio de Transportes.
A desconfiança com o sistema a gás ainda é grande entre os operadores, até porque o custo é 20% maior do que o ônibus a diesel. Além disso, no passado, o abastecimento dos veículos era um dos maiores obstáculos à eficiência da operação porque demorava horas. “Agora, conseguimos abastecer em seis minutos porque temos um software que regula diretamente a quantidade de metano introduzida. Esse processo, antes, era feito por um compressor no momento do abastecimento. Esse ônibus chama a atenção pela redução de custos operacionais por quilômetro rodado, bem como da poluição sonora e de emissões. Em comparação com um veículo similar a diesel, ele emite 85% menos gases poluentes, se abastecido com biometano, e 70%, se estiver com gás natural veicular”, explica Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil.
O veículo chega ao Recife já com bons antecedentes, o que ajuda a diminuir a desconfiança dos empresários. De outubro de 2014 a agosto de 2015, foram realizadas oito demonstrações com um modelo sueco usando o biometano e o GNV para provar a viabilidade. Com o ônibus abastecido de GNV foram cinco oportunidades, em 2015. O veículo passou primeiramente por Sorocaba (SP), depois por Londrina (PR), Florianópolis (SC), São José dos Campos (SP) e pela capital paulista.
Em São Paulo, a demonstração foi durante os meses de junho a agosto de 2015. No período, o veículo rodou 5.000 quilômetros movido a gás. Segundo a Scania, o teste consistiu em pôr o veículo a gás para acompanhar um ônibus similar a diesel (chamada operação sombra) num total de 12 semanas, em duas linhas do sistema paulistano. O custo por quilômetro do GNV foi 28% inferior ao do diesel. Com o modelo movido a biometano, a Scania fez testes, em janeiro de 2015, no Rio Grande do Sul, e em março, no Rio de Janeiro. “Desde quando a Scania trouxe o modelo sueco, no fim de 2014, para uma série de apresentações, o veículo, que utiliza como combustível biometano, GNV ou uma mistura de ambos em qualquer proporção, vem despertando o interesse da sociedade como uma solução para mobilidade urbana mais sustentável, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos”, ressalta Munhoz.
Fonte: JC Online