Pular para o conteúdo
+55 (47) 3451-6000
januspergher@januspergher.com.br
Janus & Pergher
Janus & Pergher
Soluções em Gases Industriais, Medicinais, Biogás e Biometano
  • Home
  • Empresa
  • Biometano
  • PRODUTOS
    • Purificador de Biogás
    • Geradores de Nitrogênio
    • Geradores de Oxigênio
  • Notícias
  • Clientes
  • Contato
  • Home
  • Empresa
  • Biometano
  • PRODUTOS
    • Purificador de Biogás
    • Geradores de Nitrogênio
    • Geradores de Oxigênio
  • Notícias
  • Clientes
  • Contato

Pesquisa transforma em biogás as plantas do lago do Bolonha, em Belém

Trabalho de pesquisador da UEPA busca formas mais baratas de geração de energia.

Há dois anos, o engenheiro ambiental Gabriel Holanda decidiu analisar as plantas aquáticas do lago Bolonha, no Parque Ambiental do Utinga, em Belém. Três espécies filtram a água e se proliferam na área, cobrindo quase todos os cerca de 370 mil metros quadrados do lago. Uma delas tem o nome popular de “alfacinha” e foi escolhida para análise pelo pesquisador.

“Ao redor do lago existe muita ocupação irregular de algumas residências e existem muitos pontos de lançamento de esgoto doméstico. E elas (plantas) vão se proliferar, porque se alimentam disso (poluição). Quando elas (plantas) se proliferam muito, acabam participando do processo de eutrofização”, explica Gabriel.

O pesquisador explica que a proliferação das plantas impede a passagem da luz solar e acaba deixando o ambiente sem oxigênio dentro da água, propício para espécieis mais resistentes e prejudicial para o ecossistema, resultando na diminuição da biodiversidedade.

Em seis meses de trabalho no lago Bolonha, o pesquisador coletou cerca de 120kg de alfacinha para análise no Laboratorio de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo triturar o vegetal e aguardar a decomposição do material por 30 dias até que a massa liberar o biogás, uma fonte alternativa de energia.

A literatura especializada mostra que 1 metro cúbico de biogás é o equivalante a quase 1,4 kilowatt/hora de energia, o suficiente para manter 10 lampadas de 100 watts ligadas por uma hora. O biogás produzido no laboratório tem até 70% de metano na composição e também pode ser usado como alternativa ao gás de cozinha convencional, que é derivado do petróleo.

As decobertas são resultado do trabalho de conclusão de curso do Gabriel em 2015, orientado pelo professor Marcelo Raiol. A expectativa é que o trabalho seja concluído ainda em 2017 e possa resultar na produção em larga escala de um gás mais barato.

“O processo de produção do gás em refinarias de petróleo é muito mais caro. Nesse caso específico da alfacinha, teria uma planta de pequeno porte, uma matéria prima de graça. Com certeza, em termos de manutenção e operação, vai baratear o custo. Então, basicamente, é essa a diferença: matéria prima muito mais barata e disponível”, explica o professor orientador Marcelo Raiol.

Fonte: G1

Categoria: ImprensaPor admin11 de janeiro de 2017

Autor: admin

Navegação de post:

AnteriorPost anterior:Obtenção de Biogás a partir de resíduos suíno: Influência da água da chuva no processo de BiodigestãoPróximoPróximo post:Brasil tem meta de triplicar produção de biocombustíveis até 2030, diz fonte

Related posts

Schulz apresenta grandes novidades no 7° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
3 de abril de 2025
Geradores de Oxigênio em funcionamento no Sudoeste do Paraná
7 de abril de 2021
Participação no 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
29 de março de 2021
Usinas de Oxigênio J&P
Conclusão de Geradores de Oxigênio Medicinal
29 de março de 2021
Hospital São João de Arvorezinha adquire Gerador de Oxigênio Medicinal
30 de setembro de 2020
Publicado decreto sobre transporte público a biocombustível
8 de junho de 2020
Posts recentes
  • Schulz apresenta grandes novidades no 7° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
  • Schulz Janus & Pergher apresenta sua nova linha de Geradores de Nitrogênio por PSA
  • Geradores de Oxigênio em funcionamento no Sudoeste do Paraná
  • Participação no 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
  • Conclusão de Geradores de Oxigênio Medicinal
Arquivos
  • abril 2025
  • fevereiro 2025
  • abril 2021
  • março 2021
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • junho 2019
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • maio 2015
  • dezembro 2014
Categorias
  • GERADOR DE NITROGÊNIO
  • GERADOR DE OXIGÊNIO
  • Imprensa
  • PURIFICADOR DE BIOGÁS
  • Sem categoria
Meta
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
A Janus & Pergher

Fundada em 1993, em Porto Alegre – RS, a Janus & Pergher é uma empresa brasileira, especialista na fabricação de equipamentos para geração de gases industriais e medicinais, além de biogás e biometano. O portfólio de produtos conta com geradores de nitrogênio, geradores de oxigênio e purificadores de biogás e biometano.

Contatos
Telefone
+55 (47) 3451-6000

Email
januspergher@januspergher.com.br

Envio de cobrança e Nota Fiscal
nfe.jp@januspergher.com.br
Nossos Produtos
  • Purificador de Biogás
  • Gerador de Nitrogênio
  • Gerador de Oxigênio
  • Booster para Alta Pressão
Todos os direitos reservados

© Todos os direitos reservados

  • Home
  • Empresa
  • Biometano
  • PRODUTOS
    • Purificador de Biogás
    • Geradores de Nitrogênio
    • Geradores de Oxigênio
  • Notícias
  • Clientes
  • Contato
  • Entre em contato

Shares