Essa fonte de energia renovável é gerada a partir de matéria-prima orgânica. De acordo com a engenheira química da Cetric, Loana Defaveri Fortes, desde agosto já são quatro caminhões e um veículo utilitário movidos a biogás gerados pela Janus & Pergher. Cada caminhão utiliza aproximadamente 150 m³ de gás e a estimativa é percorrer até 500 km. O abastecimento acontece dentro da própria Cetric.
Em janeiro de 2015, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) regulamentou a utilização de biometano (gás oriundo do biogás) no Brasil, por meio da resolução n°8, de 30 de janeiro de 2015.
A partir disso, o biometano passou a ter a mesma utilidade do gás natural e a mesma valoração econômica, desde que sejam cumpridas as exigências de qualidade do produto estabelecidas na resolução.
Essa regulamentação trouxe muitos benefícios. “O biogás é, com certeza, uma importante fonte energética que pode substituir combustíveis derivados de petróleo, como a gasolina e o diesel, contribuindo, então, para minimizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. A purificação do biogás e, consequentemente, a geração do biometano, é uma possibilidade economicamente vantajosa e viável do ponto de vista ambiental, possibilitando enriquecer a matriz energética no Brasil”, explica Loana.
Leia a matéria completa no site da Cetric:
http://cetric.com.br/blog/?p=1340
Fonte: Cetric