Você sabe para que serve o nitrogênio na produção de alimentos e bebidas?
O nitrogênio tem diversas aplicações importantes na indústria de alimentos e bebidas.
A modificação da composição da atmosfera interna de uma embalagem através da retirada de oxigênio e sua substituição pelo nitrogênio é uma forma eficiente de prolongarmos a vida útil de produtos alimentícios.
Em algumas situações, esta modificação visa reduzir as taxas de deterioração, descoloração e perda de sabor dos alimentos, enquanto em outras, visa retardar o processo de maturação pós colheita de frutas e legumes, reduzindo a respiração e as taxas de produção de etileno. Neste último caso, a modificação da atmosfera com o nitrogênio, permite retardar diversas alterações na composição, associadas a maturação.
Quando queremos aumentar a validade dos produtos no varejo, mantendo suas propriedades, utilizamos o nitrogênio para modificar a atmosfera das embalagens com o objetivo de inibir o crescimento de bactérias e reações de oxidação.
Outras aplicações, visam ainda, a inertização (eliminar o contato do produto com o ar atmosférico), de tanques de armazenamento, como, vinhos e espumantes, óleos vegetais, entre outros, evitando a oxidação dos tanques e dos produtos neles armazenados. Esse processo reduz ou elimina a adição de antioxidantes que, comumente, seriam agregados à bebida.