Atualmente, uma das grandes preocupações das empresas, independentemente de seu segmento de atuação, é saber administrar o passivo ambiental. Obviamente, a melhor solução é reduzir a geração de resíduos, mas muitas vezes isso não é possível devido à natureza dos processos produtivos. Então, resta a alternativa de reduzir o passivo ambiental, através de ações que permitam o aproveitamento destes resíduos de forma adequada.
Abaixo estão algumas dicas importantes:
PRIMEIRA DICA
Fazer programas de separação dos resíduos em contêineres que permitam o envio para centrais de reciclagem. Estes programas geram consciência nos colaboradores que acabam por tomar esta mesma ação em suas residências.
SEGUNDA DICA
Trabalhar junto aos seus fornecedores o desenvolvimento de embalagens “vai e vem” e materiais recicláveis. Muitas vezes, estas embalagens podem servir para enviar materiais para os fornecedores e depois receber os produtos enviados por eles.
TERCEIRA DICA
Outra alternativa, é fazer o aproveitamento dos dejetos orgânicos, encaminhando-os para a geração de Biogás, que após um processo de purificação, é possível obter Biometano, biocombustível veicular, utilizado em substituição ao GNV e GLP. Esse biocombustível também pode ser utilizado no abastecimento de empilhadeiras, caminhões e demais veículos.
E para finalizar as dicas, podemos dizer que uma destinação ambientalmente correta dos resíduos, além de reduzir os custos com sua destinação imediata, reduz os riscos de acidentes ambientais pelos quais as empresas serão corresponsáveis.