A utilização de Atmosfera Controlada (AC), complementa a armazenagem refrigerada de frutas, controlando, além da temperatura e umidade relativa, a concentração dos gases nas câmaras. Através dessa técnica, reduz-se o nível de oxigênio (O2) para valores de 1% a 3% e do gás carbônico (CO2) de 2% a 20%. O etileno, gás produzido naturalmente pelas frutas, pode ser totalmente eliminado das câmaras.
O aumento do tempo de conservação das frutas em câmaras de atmosfera controlada é considerável, permitindo maior tempo para o transporte e armazenagem, garantindo qualidade superior às frutas.
Fatores que levam ao uso de câmaras de atmosfera controlada para a conservação de frutas
– Retardo do amadurecimento;
– Redução da perda de peso e ressecamento dos frutos;
– Colheita de frutos mais maduros permitindo maior acúmulo de peso, açucares e maior desenvolvimento de cor da casca;
– Aumento da “shelf life” (vida na prateleira) dos frutos.
Características de câmaras frigoríficas destinadas ao armazenamento em atmosfera controlada
São geralmente de médio e grande portes, com capacidades que variam entre 200 e 1000 toneladas de frutas. Elas devem ser herméticas, para evitar a entrada de ar que aumenta os níveis de oxigênio e também a saída de gás carbônico. Elas também devem ter pouca variação de temperatura para uma melhor conservação das frutas (a umidade relativa se mantém em níveis que reduzem a desidratação das frutas) e menor consumo de energia.
Para saber mais sobre o uso de atmosfera controlada em alimentos, continue acompanhando nossas postagens.